Web Toolbar by Wibiya

domingo, 19 de junho de 2011

Resumo da aula do dia 13 de Junho

Para o tema "Planeamento Familiar e Aborto na Adolescência" o nosso grupo tinha decidido acrescentar ao nosso site (www.wix.com/alunosworks/ist) informação sobre este assunto.
Para além disso, na última aula desenvolvemos um cartaz sobre Planeamento Familiar, que se encontra na biblioteca.
Lá, podemos encontrar informação sbre o que é, o que previne, entra outras.
Nesta aula, todo o nosso grupo colaborou na elaboração do cartaz.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Resumo da aula do dia 13/06


Olá :) Nesta aula, demos os últimos retoques ao folheto com algum auxílio da professora, de seguida fomos à biblioteca para o imprimir. Quanto aos aspectos positivos e negativos, não há nada a referir, assim de especial.

sábado, 11 de junho de 2011

Resumo da aula do dia 6/06

Nesta aula estivemos a terminar o folheto sobre o aborto na adolescência, recolhendo imagens e escolhendo a informação necessária para tal.
Quanto aos aspectos positivos e negativos, tudo se mantém, a turma continuou bem comportada.

domingo, 5 de junho de 2011

Na aula passada, além do pequeno diálogo com o professora no inicio da aula também estivemos a melhorar a disposição do nosso panfleto sobre as ISTs e acrescentar alguma informação. Ainda tivemos tempo para começar um novo panfleto sobre o HPV que é o cancro que mata mais mulheres em Portugal.

Resumo da aula do dia 30 de Maio de 2011



Na passada aula a professora propos um novo tema para um trablho sendo ele : "Aborto ou Planeamento Familiar" e dando também a data de entrega do mesmo.



O meu grupo teve a ideia de completar o site criado por nós e pela professora no antigo trabalho sobre as IST's, em princípio faremos isso, não temos a total acerteza devido á falta de um elemento do grupo.



Mas para não deixarmos o trabalho para trás os elementos presentes na aula começaram a fazer uma pequena pesquisa sobre ambos os temas.

Resumo da aula do dia 30/05/11

Na última aula de Área de Projecto, a professora Elsa falou-nos do trabalho que temos que realizar até dia 13 de Junho. Podíamos escolher entre 2 temas e o meu grupo escolheu "O Aborto na Adolescência". Escolhemos este tema pois é interessante e não é muito comum as pessoas abordarem-no.
O meu grupo decidiu fazer uma apresentação no Windows Movie Maker, para podermos apresentá-lo à turma e, se possível, à restante comunidade escolar.
Queria aproveitar para falar também da apresentação que a turma do 8ºC realizou para o Projecto Rios: a nossa turma foi ver a apresentação, numa aula de Estudo Acompanhado, à Junta de Freguesia. Acho que estava muito bem elaborada, e atraíu a nossa atenção.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Resumo da aula do dia 30/05


Nesta aula a professora citou os temas para o nosso próximo trabalho e também estipulou o prazo de entrega.
De seguida, eu optei por fazer o "O aborto na adolescência" e com essa tema fazer um folheto, continuando o resto da aula que me restava a trabalhar nisso.
Quanto aos aspectos positivos e negativos, acho que não há grande coisa a dizer, a turma esteve bem comportada.

domingo, 29 de maio de 2011

Resumo da aula do dia 23/05/11

Na última aula de Área de Projecto (dia 23/05/11), a professora mostrou à turma os trabalhos feitos pelos diferentes grupos, dizendo quais os aspectos a melhorar nos trabalhos. Enquanto 4 grupos melhoravam os trabalhos, os 2 grupos que não submeteram os trabalhos no Moodle da escola tiveram que o fazer.
No fim da aula, a professora mostrou à turma o trabalho que a turma do 8ºC realizou para o Projecto Rios.
A turma está a melhorar em certos aspectos, como o barulho e o trabalho em grupo.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Resumo da aula 23/05

Olá :)
Nesta aula estivemos a realizar a capa para o trabalho feito no 1º período.
Quanto aos aspectos positivos, a turma esteve bem comportada e interessada e não houve aspectos negativos.

domingo, 22 de maio de 2011

Resumo da aula do dia 16-05-2011

Nesta ultima aula, estivemos a acabar de fazer um "portfólio" sobre o  trabalho que toda a turma elaborou no 1ºPeriodo, que deverá ser submetido pelo moodle da escola.
Quanto aos aspectos positivos e negativos, acho que a situação melhorou, já não havendo muito barulho.

Semana Da Acção Global Para a Educação

Em pleno séc.XXI ainda há muita descriminação em certos países.
Em alguns países, as raparigas não têm acesso a educação, porque servem de sustento para a família (casam-se mais cedo em troca de bens necessários), a família não tem dinheiro para investir na educação.

Muitas crianças não vão à escola porque têm de trabalhar para suportar as suas famílias, ou ficam em casa a tomar conta das tarefas domésticas ou a cuidar de membros da família mais novos ou doentes.
A escola deve ser obrigatória para todos e deve haver leis e meios que permitam investigar o porquê das raparigas desistirem. É certo que aqui a escola tem de ter um papel importante na medida em que é a primeira a detectar quando as raparigas desitem, tendo a obrigatoridade de o comunicar às autoridades competentes. 
Grande parte das crianças que não vão à escola vive em zonas rurais onde os acessos para a escola são difíceis ou estas são inexistentes, ou vivem em zonas em conflito onde são forçadas a deslocarem-se e refugiarem-se para a sua segurança e sobrevivência.
Os políticos deviam tomar medidas para que as crianças, tivessem um estilo de vida diferente, começando por proibir algumas coisas.

Semana global da educação

As raparigas não vão à escola porque para certos pais é mais importante elas ficarem em casa a ajudar nas tarefas domésticas do que receberem instrução. Por vezes, os meios monetários não são suficientes e as raparigas vão trabalhar para ajudar no sustento da casa (isto acontece principalmente quando são as mais velhas de vários irmãos). As raparigas também casam mais cedo, o que as leva a desistirem da escola tmbém mais cedo, para tratarem da sua própria familia.
As raparigas instruidas podem através dos meios de comunicação e, mesmo por acções de intervenção junto das escolas, alertar as raparigas que querem desistir, para o não fazerem. Através dos meios de comunicação podem alertar os pais para a importancia da instrução no futuro das suas filhas.
A escola deve ser obrigatória para todos e deve haver leis e meios que permitam investigar o porquê das raparigas desistirem. É certo que aqui a escola tem de ter um papel importante na medida em que é a primeira a detectar quando as raparigas desitem, tendo a obrigatoridade de o comunicar às autoridades competentes. Estas tem o dever de saber porque e criar os meios necessários para o impedir.
É um tema interessante e preocupante, porque há raparigas que poderiam ser Grandes Mulheres no Futuro e ficamos todos a perder.
Joaquim André

sábado, 21 de maio de 2011

Semana global para a educação.

Muitas crianças não vão à escola porque têm de trabalhar para suportar as suas famílias, ou ficam em casa a tomar conta das tarefas domésticas ou a cuidar de membros da família mais novos ou doentes.
Grande parte das crianças que não vão à escola vive em zonas rurais onde os acessos para a escola são difíceis ou estas são inexistentes, ou vivem em zonas em conflito onde são forçadas a deslocarem-se e refugiarem-se para a sua segurança e sobrevivência.
Os políticos deviam tomar medidas para que as crianças, tivessem um estilo de vida diferente, começando por proibir algumas coisas.
Este tema, é um tema interessante, pois "obriga" as pessoas a pensarem melhor sobre o assunto e perceberem realmente o que é que algumas crianças como nós, passam dia após dia.
Inês Garcia

Resumo da aula16/05

Nesta aula estivemos a acabar de melhorar o trabalho elaborado no 1º período, tendo assim, que o terminar para o enviar para o moodle da escola.
Quanto aos aspectos positivos ou negativos, a turma esteve bem comportada, não achamos que tivesse havido algo negativo na aula.

Semana da acção global para a educação

Em alguns países, as raparigas não têm acesso a educação, porque servem de sustento para a família (casam-se mais cedo em troca de bens necessários), a família não tem dinheiro para investir na educação.
Mas, se a mulher foi instruída, a vida é completamente diferente. Não se casam tão cedo, têm em mente um futuro melhor.
A Organização das Nações Unidas (ONU) reivindicou o direito da mulher ao acesso à educação e à ciência em condições de igualdade em relação ao homem, como um passo imprescindível para aumentar sua participação e avanço no mercado de trabalho. "Investir na mulher não é o correcto, é o inteligente", afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
Telmo Dias

sexta-feira, 20 de maio de 2011

DIFERENÇA !

Em pleno séc.XXI ainda há muita descriminação em certos países.
As raparigas deviam de ter o mesmo direito que os rapazes e isso não acontece devido a religiões, etc...
Por exemplo, em África, as raparigas são casadas muito novas pelo interesse que os pais possuem em vendê-las aos seus maridos em troca de produtos agrícolas.
Eu acho que devemos lutar contra a diferença e todos devemos ter os mesmos direitos para sermos alguém no futuro !

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Resumo da aula do dia 16 de Maio

Na última aula, o meu grupo teve que terminar o PowerPoint iniciado no primeiro período, relativo ao Projecto Rios. Para isso, tivemos de inserir os resultados obtidos nas aulas de campo, através de diversas experiências que realizamos.

Alguns resultados que colocamos no nosso PowerPoint foram: a cor da água; o seu cheiro; a velocidade da corrente; as condições das margens; a profundidade média do canal; as actividades humanas nas margens; a biodiversidade da fauna e outras características do rio.

Nesta aula, também seleccionamos algumas fotografias tiradas ao Rio Leça, nas aulas de campo, fornecidas pela professora.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Resumo da Aula 16/5

Na aula passada, eu e o meu grupo estivemos a melhorar e a acrescentar novos itens ao nosso o folheto sobre o Rio Leça, realizado no período anterior. Um desses itens foi as várias actividades que se vão realizar no âmbito do Projecto Rios. No final a professora esteve a acrescentar algumas coisas ao trabalho, dando a autorização de o postar no moodle.

semana da acção global para a educação

Algumas raparigas não vão à escola porque não têm dinheiro para ir à escola ou porque estão a uma grande distância dos recintos escolares mais próximos.
As raparigas com estudos superiores podem criar melhor as suas familias, ter trabalhos melhores, e viver com mais higiene.
Os políticos devem construir mais escolas e sensibilizar o povo.
Na minha opinião acho uma estupidez o facto de as mulheres nestes casos serem tratadas de forma diferente dos homens.


André Lopes

Semana da acção global para a educação

Muitas das raparigas não vão à escola devido aos pais não terem dinheiro ou a não ser permitida a estadia delas nas escolas.
Isso é mau para a população, porque uma rapariga instruida tem mais conhecimentos, o que faz com que consiga sustentar e cuidar melhor dos seus filhos.
Os políticos deveriam fazer com que as raparigas pudessem estudar, e também deveriam fazer campanhas para que as raparigas tivessemas mesmas possibilidades dos rapazes e não serem discriminadas pelo seu género.
Na minha opinião o que estão a fazer em diversos países às raparigas é uma estupidez, porque acho que as raparigas devem ter as mesmas oportunidades que os rapazes.
Marco Teixeira

domingo, 15 de maio de 2011

Resumo da aula 9/5/2011

Na passada aula a professora esteve a mostrar os trabalhos sobre o Rio Leça, na segunda parte da aula os grupos estiveram a melhorar os trabalhos sobre o Rio Leça e a entregar os trabalhos sobre as "IST´S".
No geral acho que o meu grupo e os outros trabalharam bem, tirando um pequeno barulho de fundo.

Aula do dia 09/05/2011

Durante o primeiro período a nossa turma esteve a trabalhar no âmbito do Projecto Rios. Todo o trabalho desenvolvido tem como finalidade a montagem de uma exposição de fotografias do Rio Leça. Contudo, os trabalhos encontram-se um pouco fracos levando a que neste período os melhoremos pois o dia da exposição está quase a chegar! E foi o que, na aula passada, começamos a trabalhar.

O meu grupo está a desenvolver um Power Point com os resultados obtidos nas aulas de campo no Rio Leça, actividade desenvolvida pela disciplina de ciências fisico-químicas e ciências naturais. Este PP encontrar-se-à na exposição dando a conhecer aos seus visitantes todos os dados obtidos e o trabalho efectuado neste projecto.

Semana Global para a Educação

As mulheres deviam ter tantos direitos como os homens, mas infelizmente em alguns países não é assim, ou por causa da sua religião, ou por causa de se casarem muito cedo, etc...
Os políticos deveriam defender a igualdade perante os sexos e incentivar a que as mulheres possam também ir há escola.
Na minha opinião não se devia prejudicar a mulher por ela ser de sexo diferente.
Henrique

Aula de 9 de Maio

Na aula passada, começámos com um breve diálogo com a professora depois, tivémos a tarefa de melhorar os nossos trabalhos do "PROJECTO RIOS".
Em relação ao nosso grupo, tivémos de melhorar um panfleto que tínhamos feito, acrescentando mais informação.

Procurámos mais informações sobre o historial do rio, sobre a sua origem, entre outras coisas.

domingo, 8 de maio de 2011

Semana de Acção Global pela Educação




Infelizmente, no séc. XXI, ainda existe muito preconceito e pobreza espalhados pelo mundo. 63% das jovens do mundo não estudam, devido a variadas razões:



- Pobreza - em muitos dos países mais pobres, várias raparigas não estudam pois os seus pais não têm dinheiro para tal. Algumas são até vendidas pelos próprios pais em troca de produtos ou gado, e outras são obrigadas a casar ainda muito novas com homens mais velhos.
- Clandestinidade - quando os seus pais estão ilegalmente noutro país, estas jovens não podem estudar pois não têm os seus passaportes.


- Preconceito - em muitos países ainda existe muito preconceito. Apenas os homens têm certos direitos e as mulheres não são tratadas como seres humanos.



Em Portugal, toda a população tem direito a estudar, pelo menos, até ao 4º ano de escolaridade. As mulheres instruídas podem fazer a diferença! Estas mulheres podem mudar o mundo e as mentalidades que ainda hoje estão erradas.
Tal como as mulheres instruídas, os políticos devem fazer algumas coisas para mudar o mundo e dar direitos às mulheres de todo o mundo, como o direito de poder estudar e ser alguém no mundo.
Pessoalmente, acho que todo o mundo deve ter os mesmos direitos, os mesmos estudos, sem preconceito. As mulheres ainda são muito prejudicadas por mentalidades retrógradas, e ao não terem estudos, engravidam mais cedo e casam-se mais cedo do que o normal. Assim, não conseguem educar os seus filhos da mesma forma que as mulheres instruídas, e têm más condições de vida.



DIZ SIM AOS ESTUDOS PARA MULHERES!

Semana da acção global pela edução



Nós pensamos que todas as pessoas têm direito a educação, mas não é verdade.
Em alguns países, algumas pessoas não têm direito a educação devido á raça, religião ou ao sexo. Na maioria dos casos são as raparigas que não têm direito de ir a escola ,porque:
-No país em que estas vivem é proibido estudarem
-Casam-se muito cedo
-Os pais precisam de mão-de-obra nas terras agrícolas(pobreza)
Em Portugal tanto os rapazes como as raparigas têm direito a ir à escola e ter as mesmas oportunidades é importante que os jovens tomem consciência que a educaçao é uma mais valia para a sua vida pessoal e profissional.
A educação das raparigas e mulheres contribui não só para o crescimento económico nos vários países, mas é extremamente positivo para a evolução da democracia e do bem estar social.

Maria Silva

Semana da acção global pela edução


A educação é um direito fundamental de todos , independentemente do país , da religião , do sexo ou da condição social ou económica de cada um.Infelizmente 63% das raparigas a nível mundial não tem acesso a educação ou porque estão proibidas pelo seu país de estudar e trabalhar ,ou porque as condições sócio económicas da família não o permitem tendo necessidade de ajudar no sustento da família , ou porque são casadas muito cedo por interesse da família em obter produtos e favores ou porque se encontram numa situação de imigração clandestina.Basta uma mulher estar instruída para fazer a diferença pois pode levar a que o resto das mulheres dessa região sigam o mesmo caminho , iniciando assim um efeito em cadeia.Os policticos como representantes de um país devem promover a igualdade entre os sexos, a instrução das mulheres sem custo pois uma mulher instruída tem mais hipóteses de emprego, vai cuidar melhor da sua família e por os seus filhos também a estudar .Eu acho que as mulheres não são superiores nem inferiores aos homens, são diferentes mas merecem as mesmas oportunidades e direitos que eles.
http://www.girleffect.org/para mais pormenores aconselho a visitarem

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Semana da acção global pela educação


Todos nós achamos que a educação é facultada a todos e a todas os/as jovens, crianças,.., no mundo mas, não é isso que acontece.
Um pouco por vários países na Europa e em todo o mundo as raparigas são obrigadas a casar muito novas, ou até mesmo serem vendidas pelos próprios pais, isto tudo acontece devido a serem países com dificuldades. E assim os pais podem receber produtos agrícolas, gado, etc.., em troca. Também existem várias raparigas e (rapazes), que não vão a escola por serem clandestinos, pois a maioria não têm passaporte. Outra das razões, e uma das mais comuns, é não irem a escola simplesmente porque os seus pais/família precisam de mão-de-obra, pois são muito pobres.
Uma mulher se for instruída, num país em desenvolvimento, pode levar a que o resto das mulheres desse país/localidade, siga o mesmo caminho, instruindo-se; Pois como por exemplo em Portugal qualquer homem ou mulher é obrigado a ter pelo menos o 4º ano de escolaridade.
Os políticos deviam/devem tornar a escola obrigatória e também gratuita, para qualquer pessoa do sexo feminino ou masculino, para assim a qualidade de vida de muitas pessoas melhorar.
Na minha opinião as mulheres não são diferentes dos homens. Qualquer mulher pode fazer o mesmo que um homem, igual, ou melhor do que ele. Por isso não se deve subestimar as pessoas do sexo feminino, mas sim apoia-las para que possamos ter todos os mesmos direitos.

http://www.educacaoparatodos.org/ - visitem o site, vale a pena.

Semana da acção global pela educação

Pensamos que como nós todas as raparigas e mulheres em todo o mundo recebem instruções educativas indo à escola. Mas 63% das mulheres não estudam por várias razões.

São nos países orientas e em algumas regiões de África que as raparigas são casadas muito novas pelo interesse que os seus pais possuem em vênde - las aos seus maridos em troca de alguns produtos agrícolas, sendo o gado o mais utilzado.
Muitas raparigas que também não frequentam a escola, por exemplo filhas de pais clandestinos, que quando ao passar do seu país de origem para um outro não obtêm o passaporte, impossibilitando que as suas filhas e filhos vão à escola. Nestes países em que a instrução e educação não são ainda divulgadas , as raparigas não vão às escolas para fornecerem mão- de- obra aos pais, que precisam por serem muito pobres.
Apesar de que na maioria dos países Europeus, como Portugal, todas as raparigas estudam pelo menos até ao 4º ano, tornando -se mulheres instruídas preparadas para o Futuro. Uma mulher instruída num país em desenvolvimento , entre as outras que não o são, pode alterar lhes a vida, instruíndo -as. É o caso de madre Teresa de Calcutá. Está na altura das mulheres mudarem o mundo tal como os homens fizeram até agora.
Para combater todos estes defeitos educacionais, os politicos deviam promover o frequento de todas as crianças do sexo feminino e masculino nas escolas, sem custos, para que se tornem pessoas melhores no futuro.
É necessária uma mudança no mundo, especialmente no momento em que nos encontramos. Quem sabe se não vai ser uma mulher a mudar a situação económica em que vivemos? O mundo precisa de mudar de atitude e ficar sujestivo a ideias femininas.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Aula do dia 2 de Maio de 2011




Nesta semana está a decorrer a "Semana de Acção Global pela Educação". Sendo assim, na última aula de Área de Projecto, a professora fez uma introdução ao tema.
Com essa aula, ficamos a conhecer um problema que "habita" em alguns países de todo mundo, a falta de conhecimento nas raparigas e a desigualdade de direitos.
Com alguns exemplos, podemos compreender, que muitas raparigas não vão à escola, porque a sua religião não permite, porque os pais não têm dinheiro para as manter lá, porque já estão noivas, mesmo sem saberem ou porque os pais vão trocá-las por bens que necessitam. Concluimos também, que as raparigas instruidas terão um futuro melhor,e, poderão também dar um futuro melhor à sua familia, isto é, poderão ter melhores empregos, poderão influenciar e ajudar a sua família nos estudos e saberão tomar conta dos seus filhos.
Para que aja mais raparigas instruidas e para haver um futuro melhor, os políticos devem promover o ensino gratuito.
Na minha opinião, não são apenas os políticos e os direitos que têm de mudar, as nossas atitudes também têm de mudificar, se nós não lutarmos pelos nossos direitos ninguém o fará.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Semana de Acção Global pela Educação

Apesar de este problema estar a diminuir, existem raparigas que ainda não têm acesso à educação e instrução. Porquê? Pois muitas das vezes servem de sustento à família (casamentos arranjados, em troca de bens necessários), a família não possui fundos monetários para que possa ser investido na educação sendo necessária a sua participação no trabalho, o local de habitação encontra-se afastado das escolas (zonas rurais), ...
E para que é que a instrução nas raparigas, nos dias de hoje, é importante? Com instrução, as raparigas não se casam tão cedo, reduzindo a gravidez na adolescência (também devido ao conhecimento de métodos contraceptivos), têm em mente a construção de um futuro melhor, sendo que, quando se frequenta a escola, os futuros salários podem ser superiores, fazendo com que haja dinheiro para sustentar a família, permite também uma participação no futuro do país (voto).
Mas se a educação nas raparigas é assim tão importante, porque é que não são tomadas medidas para que haja um aumento da instrução feminina. E se tais fossem tomadas quais seriam? Penso que, a construção de escolas em zonas de difícil acesso, o investimento na formação de pessoal docente, a abolição de propinas escolares e fazer aumentar o nível de vida dos habitantes levava à diminuição do analfabetismo.
Tal como vimos na aula, uma rapariga pode fazer a diferença, pode iniciar um movimento em cadeia, que se alastra a um numero maior de raparigas, transformando-as em MULHERES num futuro que será certamente melhor!

Mais informações sobre o projecto: http://www.educacaoparatodos.org/

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Resumo da aula 04.04.2011

Na passada aula de área de projecto a turma foi submetida à avaliação por parte da professora e dos alunos, depois de terem apresentado os repectivos trabalhos sobre o tema "IST'S" (infecções sexualmente transmissíveis). Os trabalhos foram apresentados por vários meios - powerpoint e apresentação oral. Alguns dos grupos apresentaram powerpoints, panfletos, marcadores, actividades e sites. Nos últimos minutos da aula, foi procedida a auto- avaliação de cada aluno da turma. No geral, esta aula decorreu de uma forma agradável, apesar de que durante as apresentações os alunos que as assistiam fizeram algum barulho.

domingo, 3 de abril de 2011

Aula do dia 28/03/11

Na última aula de Área de Projecto, a professora disse que nos daria mais uma aula para finalizarmos os trabalhos, e organizarmos as apresentações dos trabalhos.

O nosso grupo esteve a finalizar, mas também a melhorar o PowerPoint, que será apresentado na próxima aula (dia 04/04/11) , e também a acabar os panfletos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Relativamente ao ambiente na sala de aula: a turma está a melhorar em termos de trabalho, organização e barulho.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Resumo da aula do dia 28 de Março

Na passada aula estivemos a concluir os trabalhos sobre as IST's, para entregar e apresentar na próxima aula. O meu grupo esteve a escrever uns pequenos textos sobre cada uma das doenças em estudo para incluir na nossa pequena página web. Também concluimos o nosso panfleto informativo acerca de o que são, como se transmitem, quais os sintomas e quais são as IST's mais conhecidas. Por fim, o nosso grupo teve umas pequenas ideias para a elaboração de marcadores de livros acerca do tema tratado.

terça-feira, 29 de março de 2011

Aula 28/03/2011

Na última aula de Área de Projecto, o grupo esteve a dar continuidade ao powerpoint sobre as IST's - Infecções sexualmente transmissíveis. Preparamos a apresentação do powerpoint que irá ser apresentada à turma, assim como estivemos a ensaia-la.

segunda-feira, 28 de março de 2011

IST´s

Na passada aula de Área de Projecto demos continuidade aos trabalhos sobre as IST´s (Infecções Sexualmente Transmissíveis ). O meu grupo concluiu alguns temas, tais como"Como prevenir "e "Quais os tratamentos ". No final a aula correu de forma agradável e criou-se um ambiente de trabalho estável.

domingo, 27 de março de 2011

Aula do dia 21/03/11

Na última aula de Área de Projecto, os grupos estiveram a finalizar os trabalhos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis, visto que na próxima aula (dia 28) será o dia em que teremos que entregar e apresentar os trabalhos.

O nosso grupo (grupo 7) realizou um PowerPoint e panfletos sobre as IST's.

Os trabalhos que realizamos nas últimas aulas consistem em dar a conhecer à turma e à restante comunidade escolar as infecções que existem e os seus perigos.

Em termos de barulho, pensamos que a turma está a melhorar, apesar de fazer algum barulho ao entrar na sala, e ao sair.

Aula do dia 21-03-2011

Na aula anterior continuamos o trabalho sobre as Infecções Sexualmente Transmissiveis (IST’s).
Utilizamos o moodle da Escola, para tomar conhecimento das orientações dadas pela professora para a elaboração de um power point.
A turma, em si, teve um comportamento razoável.
As IST's são doenças contagiosas cuja forma mais frequente de transmissão é através das relações sexuais (vaginais, orais ou anais). As mais conhecidas, e aquelas que serão tratadas no nosso trabalho são: 
  • Sida
  • Hepatite B
  • Herpes genital
  • Vírus do papiloma humano
  • Sífilis
  • Gonorreia
  • Candidíase
  • Tricomoníase

Resumo da Aula 22/03/2011

Na aula passada continuamos o trabalho em decurso sobre as IST's, ou seja, a Infecções Sexualmente Transmissíveis. O nosso grupo tem como objectivo a criação de panfletos informativos e de um site, que em colaboração com a professora, pretendemos enriquecer com informações importantes relativas ao tema.
Afinal o que são as IST's?
As IST's são doenças contagiosas cuja forma mais frequente de transmissão é através das relações sexuais (vaginais, orais ou anais). As mais conhecidas, e aquelas que serão tratadas no nosso trabalho são:
  1. Sida
  2. Gonorreia
  3. Herpes Vaginal
  4. Sífilis
  5. Vírus do Papiloma Humano
  6. Hepatite B
  7. Candidíase
  8. Tricomoníase

terça-feira, 22 de março de 2011

Aula 21/03

Nesta aula estivemos a organizar a informação para elaborar o panfleto utilizando como modelo um panfleto que fizemos anteriormente, mas que não estava correcto.
Utilizamos o moodle da escola para verificarmos quais eram as orientações dadas pela professora para a elaboração do mesmo, procurando toda a informação possivel para tal.
A turma esteve razoável.

domingo, 20 de março de 2011

Aula 14.03.2011

Na passada aula de área de projecto, por pedido da professora, cada aluno esteve a responder a um inquérito relativo ao moodle, ocupando assim uma considerável parte da aula.
Já na segunda parte, a turma esteve a trabalhar nos projectos relacionados com as IST' s (infecções sexualmente transmissíveis) . O meu grupo ficou encarregue de elaborar um folheto desdobrável e também um powerpoint . Relacionado com o powerpoint, assuntos como : "Quais as diferentes IST's que existem" , "Como nos prevenir", "Quais os sintomas"e etc foram tratados e pesquisados tanto na Internet como na biblioteca da escola.
No geral, a aula decorreu de uma forma calma e houve um bom ambiente de trabalho.

terça-feira, 8 de março de 2011

Aula 28-02-2011

Nesta aula, continuamos os trabalhos sobre o tema das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). 


Cada grupo, continuou com o trabalho e com a pesquisa em livros ou na informação obtida da Internet. Tambem tinham ajuda da professora para esclarecerem todas as duvidas.


A professora esteve a orientar os grupos e os trabalhos, e ficou a saber o que cada grupo iria fazer e as varias formas de apresentação dos trabalho.

terça-feira, 1 de março de 2011

Aula 28/02/2011

Na passada 2ª feira (28/2/2011), na 1ª parte da aula a professora esteve a informar todos os alunos que nível tinham a Área de Projecto até ao momento.
O meu grupo e eu estivemos a dar continuidade ao PowerPoint sobre a sexualidade, que irá ser realizado com pesquisas feitas em livros ou na Internet, tendo sempre que necessária a ajuda da professora. Para além disso, a professora esteve a orientar os trabalhos, perguntando o que cada grupo ia realizar na apresentação, que vai ocorrer no dia 28 de Março.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Uma pequena actividade

Completa cada uma das frases:

.A SIDA não … …
.O VHI ... …
.Há muitos casos de doentes com SIDA em Portugal porque … …
.Eu estou em risco quando … …
.A prevenção … …
.As escolas deviam … …
.O mais importante na informação é … …
.Constrói um slogan sobre o VIH ou sobre a SIDA....

Aula de 28 de Fevereiro

Nesta aula continuamos os trabalhos sobre as I.S.T (infecções sexualmente transmissíveis).
Cada grupo continuou a sua pesquisa tanto em livros da biblioteca da escola (ou trazidos de casa) ou com a informação obtida através da internet. Todod os alunos (grupos) tinham o auxilío da professora para o esclarecimento de dúvidas.
A professora orientou também os trabalhos, ficando assim a saber o que cada grupo iria fazer entre as várias formas de opção que tivemos, para elaborar as apresentações dos trabalhos.
Nesta aula a turma fez menos barulho que o habitual.

Aula 28/02/2011

Olá :)
Nesta aula fomos à biblioteca requisitar os livros para a elaboração do nosso trabalho.
Recolhemos a informação necessária para o nosso power point.
Quanto à turma, não houve grande barulho.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Resumo da aula 21.02.11

Na última aula de Área de Projecto, na 1ªparte da aula, a professora esteve a dizer as notas que cada grupo e aluno tinha à disciplina, nesta altura do período.
Na 2ªparte da aula, os grupos pesquisaram sobre o tema do novo trabalho: as IST's (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Os grupos dirigiram-se à biblioteca escolar para requisitar livros sobre o tema, e de seguida iniciaram os trabalhos.
Estiveram também a escolher o tipo de trabalho que iria apresentar à turma e à professora: Power Point, panfletos, apresentação em Movie Maker...
O nosso grupo (grupo 7) decidiu que iria fazer uma apresentação em Power Point, e panfletos para distribuir pela comunidade escolar.

Resumo da aula

Na passada aula, os alunos estiveram a pesquisar na internet e em livros os vários tipos de "IST´s", para elaborarem um trabalho (PowerPoint, Folhetos, Movie Maker, etc...) sobre o mesmo.
O nosso grupo esteve a fazer uma pesquisa em livros e uma recolha de imagens para a organização de um PowerPoint e alguns folhetos.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Aula do dia 21-02-2011

Na primeira parte da aula, a professora esteve a fazer um breve discurso sobre as apresentações feitas na última aula.
Na segunda parte, a professora sugeriu um novo tema de trabalho aos vários grupos que era sobre as IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A professora deu-nos algumas sugestões para fazer o trabalho (PowerPoint, panfleto, vídeo, cartazes, sites…).
As IST, ou infecções sexualmente transmissíveis, são doenças contagiosas cuja forma mais frequente de transmissão é através das relações sexuais (vaginais, orais ou anais). Algumas IST são de fácil tratamento e de rápida resolução quando tratadas correctamente. Outras são de tratamento difícil ou permanecem latentes, apesar da falsa sensação de melhora. As mulheres representam um grupo que deve receber especial atenção, uma vez que em diferentes casos de DST os sintomas levam tempo para tornarem-se perceptíveis ou confundem-se com as reacções orgânicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher, em especial aquelas com vida sexual activa, independente da idade, consultas periódicas ao serviço de saúde.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Resumo da aula 21/02

Olá :)
Na primeira parte da aula, a professora esteve a avaliar a nossa apresentação de power point realizada na aula passada.
E na segunda parte da aula, estivemos a procurar informação sobre as IST's .

O que são as IST

Infecção sexualmente transmissível (ou IST) é a designação pela qual é conhecida uma categoria de patologias, que antigamente eram conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem principalmente pelo contacto sexual. O uso de preservativo tem sido considerado a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir a sua disseminação.

Vários tipos de agentes infecciosos (vírus, fungos, bactérias ou parasitas) estão envolvidos na contaminação por DST (doenças sexualmente transmissíveis), gerando diferentes manifestações, como feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.


Algumas DST são de fácil tratamento e de rápida resolução quando tratadas correctamente. Outras são de tratamento difícil ou permanecem latentes, apesar da falsa sensação de melhora. As mulheres são um grupo que deve receber especial atenção, uma vez que em diferentes casos de DST, os sintomas levam tempo para tornar-se perceptíveis ou confundem-se com as reacções orgânicas comuns do seu organismo. Isso exige da mulher, em especial daquelas com vida sexual activa, independentemente da idade, consultas periódicas ao serviço de saúde.

Algumas, quando não são diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como por exemplo a infertilidade, infecções neonatais, malformações congénitas, aborto (caso a mulher esteja grávida), cancro ou pode levar até à morte.

CANCRO MOLE

O cancro mole, úlcera mole venérea é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pela bactéria Haemophilus ducreyi. O cancro mole, na realidade, não é cancro, mas sim uma doença infecciosa.

É transmitida exclusivamente pela relação sexual (vaginal, anal ou oral) desprotegida, com uma pessoa contaminada. A sua existência aumenta a probabilidade de transmissão do HIV.


Após a relação sexual, que transmite a doença, demora entre 1 dia e 2 semanas até aparecer o cancro mole, normalmente na glande do pénis, escroto ou lados dos pénis no homem, ou nos lábios maiores ou menores da vulva da mulher. No homem, os sintomas costumam aparecer apenas passados 1 ou 2 dias, mas na mulher podem ser até 4 dias, mas com menos sintomas.


Os gânglios linfáticos regionais (inguinais) ficam, num terço dos casos, inchados e facilmente palpáveis. Nos estágios avançados não tratados podem irromper na pele, drenando pus.


O cancro mole é distinguido do cancro duro e da sífilis pela sua fraca consistência.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Resumo da aula (21/02/11)

Na aula de hoje a professora esteve a falar com a turma sobre a avaliação intercalar, dndo a conhecer que alguns alunos irão ter plano de recuperação.
De seguida, a professora pediu deu início ao novo trabalho, cujo tema é "IST ",dando as opções de várias formas de apresentação.

Resumo da aula do dia 21 de Fevereiro


Nesta aula a professora começou por dizer a avaliação intercalar individual dos alunos, dizendo em seguida a avaliação do trabalho realizado "Segurança na Internet".

No restante tempo de aula íniciamos um trabalho proposto pela professora, "Infecções Sexualmente Transmissiveis", como a HIV, HPV, Sífilis, entre outras. Decidimos também que tipo de trabalho(PowerPoint,panfleto,...)íriamos realizar para a apresentação deste tema.

Nesta aula o nosso grupo contou com uma boa participação de todos os membros.

Resumo da aula 14.02.211

Na última aula de área de projecto, os vários grupos da turma estiveram a apresentar os powerpoints sobre o tema abordado durante o 2º Período - Segurança na Internet. O meu grupo foi o 3º a apresentar, pois foi pedido pela professora que grupo 7 fosse o primeiro , terminando no grupo 1.
Quando terminadas as apresentações a professora e os restantes alunos da turma comentaram cada elemento de cada grupo, revelando os aspectos que podiam ser melhorados, como também os aspectos positivos.
Já no final da aula, foram apresentados os powerpoints escolhidos para serem apresentados durante o evento que decorria na biblioteca da escola sobre a Internet segura. Foi também revelado o novo tema de trabalho pela professora, " A sexualidade".
No geral a aula decorreu bem.

Eva Torre -Nº7

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Resumo da aula do dia 14 -02-2011

Na aula passada, no dia 14-02-2011, a professora pediu a todos os grupos para apresentarem os seus PowerPoint que foram elaborados pelos grupos de trabalho.
Nos primeiros minutos da aula, a professora deixou-nos rever o trabalho para que a apresentação ficasse bem.
No resto da aula cada grupo apresentou os seus trabalhos enquanto eram avaliados pelos colegas e pela professora. No final de todas as apresentações alguns alunos comentaram o trabalho dos colegas e a professora deu a sua opinião e fez a sua avaliação final.

Telmo Dias, nº23

Resumo da aula 14.02.11

Na última aula de Área de Projecto, do dia 14 de Feveiro, a nossa turma apresentou os Power Points realizados, sobre o tema que começamos a abordar no início do 2ºperíodo: "Segurança na Internet".
Todos os grupos formados no início do ano apresentaram o seu trabalho, começando pelo grupo 7 (o nosso grupo), e terminando no grupo 1.
No fim de cada apresentação, os alunos punham as suas questões ao grupo, e diziam os aspectos positivos, e negativos do grupo, avaliando-os assim.
No final da aula, a professora avaliou todos os trabalhos, e disse a cada grupo o que devia fazer para melhorar o seu trabalho, como grupo.
Penso que, no geral, esta aula correu bem.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Resumo da aula do dia 14 de Fevereiro


Na passada aula do dia 14 de Fevereiro, a professora pediu-nos, para que apresentasse-mos os PowerPoint elaborados pelos grupos de trabalho aos nossos colegas.
Nos primeiros 10 minutos a professora deixou todos os grupos rever a apresentação para que ficássemos bem preparados.
No resto da aula cada grupo apresentou os seus trabalhos enquanto eram avaliados pelos colegas e pela professora. No final de todas as apresentações alguns alunos comentaram o trabalho dos colegas e a professora deu a sua opinião e fez a sua avaliação final.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Resumo da aula 08.02.2011

Na passada aula de área de projecto foi pedido pela professora que teminassemos os cartazes sobre a internet segura, tema este, que trabalhamos desde o início do 2º Período até á data. O nosso cartaz teve como sub-tema :"o que não se deve fazer na Internet".
Foi também nesta aula que se realizou a finalização das crónicas sobre o rio Leça.
Esta aula teve aspectos positivos que contribuiram para o trabalho realizado, como também negativos que podiam ser melhorados, tais como o barulho e a falta de responsabilidade de alguns elementos.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Perigos na Internet

Na última aula, alguns grupos concluíram os cartazes que a professora sugeriu que fizéssemos, outros começaram-nos.
Estes cartazes iriam ser afixados na biblioteca e no bufete, para alertar a comunidade escolar sobre os perigos da Internet.
Com este trabalho, o meu grupo ficou mais informado sobre os cuidados que deve ter na utilização da Internet, que tem os seus aspectos positivos, e negativos.
Quanto aos aspectos negativos desta aula: a turma tem que trabalhar em silêncio, o que não se tem verificado nas aulas de Área de Projecto.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Dia Europeu da Internet Segura - Aula 07/02/2011

Visto que no dia 08 de Fevereiro de 2011 se comemora o Dia Europeu da Internet Segura, a nossa turma em ligação com os Power Points realizados fez cartazes alusivos ao tema.

Espera-se que neste dia 70 países dos cinco continentes promovam acções de sensibilização sobre a utilização segura da Internet.

Este evento é organizado a nível Europeu pela Insafe, rede de cooperação dos projectos que promovem a sensibilização e a consciencialização para uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos.

Em Portugal, serão promovidas mais de 500 acções de 4 a 18 de Fevereiro em vários pontos do país sobre a utilização segura da Internet, com o objectivo de informar vários grupos da população sobre como podem beneficiar em segurança das grandes oportunidades oferecidas pela Internet.

A nossa turma participa também auxiliando na tarefa de informar e prevenir todo o pessoal docente, alunos e professores dos perigos à espreita na NET.

Para ficar a conhecer mais acerca das actividades dinamizadas pela escola vá ao site do agrupamento no moodle:

http://www.moodleaguplecapalmeira.net/

Resumo da aula do dia 07-02-2011

Nesta aula, estivemos a concluir uns cartazes que começamos a realizar na última aula. Alguns grupos não conseguiram acabar, dado que o prazo de entrega era esta aula.
Quanto aos aspectos positivos e negativos, acho que a situação mantém-se, ou seja, a turma poderia render mais, senão houvesse tanto barulho.

Resumo da aula ( 07/02/2011)

Durante a aula de hoje alguns grupos estiveram a terminar a crónica da visita de estudo ao rio Leça.
Grande parte da turma esteve a terminar os cartazes relativos ao tema "Segurança na Internet" cujo prazo de entrega era o dia de hoje.

Crónica da visita de estudo ao rio leça!



Na passada quinta-feira, dia 20 de Janeiro, professores de ciências naturais e de ciência físico-química, juntamente com todos os 8º anos da manhã, organizaram uma visita de estudo ao rio Leça no âmbito do “projecto rios”. Tivemos também ao dispor um ambientalista da câmara municipal de Matosinhos. Atribuindo a turma em três grupos, tendo cada grupo uma determinada função tais como: recolha de amostras de água ,testar a velocidade das forças da água, etc…
Vários alunos tiraram fotografias e outros até procuraram se encontravam animais ou habitações perto do rio mas deparamo-nos com situações desagradáveis.









Visita de estudo ao Rio Leça

No passado dia 20 de Janeiro, a turma em conjunto com outra turma do 8º ano realizou uma aula de campo junto ao Rio Leça na entrada perto da Lomba, onde foi realizada uma ficha em grupos de 8 elementos escolhidos pelos professores, com a ajuda de alguns guardas florestais presentes, no âmbito das disciplinas de Ciências Físico-Químicas e de Ciências Naturais.
Ao longo da aula de campo foram realizadas algumas recolhas de água do rio que de seguida foram analisadas pelos guardas florestais presentes na margem do rio com ajuda de alguns utensílios.
Outros alunos da turma durante a visita estiveram a tirar algumas fotografias do rio, e também estiveram a observar se existia presença de animais ou habitações perto do Rio.
Depois reparamos que existia uma grande área com uma imensa quantidade de lixo principalmente nas margens onde havia uma quantidade enorme de areia.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Na aula passada a professora começou a avaliar os trabalhos sobre a segurança na Internet e a apontar as falhas que cada grupo cometeu.
De seguida deu-nos a tarefa de fazermos uma crónica sobre a visita de estudo ao rio Leça no âmbito das disciplinas de ciências físico- químicas e ciências naturais.
E para terminar deu-nos outra tarefa que foi, fazermos um cartaz sobre a segurança na Internet.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Resumo da aula do dia 31 de Janeiro

Na passada aula do dia 31 de Janeiro, a professora, começou por avaliar os trabalhos sobre o tema “Segurança na Internet”, submetidos pelos alunos no moodle, tendo referido os aspectos a melhorar em cada PowerPoint.
De seguida, foi-nos dada uma tarefa, tivemos que realizar uma crónica relativa à visita de estudo feita ao Rio Leça no dia 20 de Janeiro e, quando terminada, publicá-la no Blogger. Esta crónica deverá descrever tudo o que observamos e aprendemos na visita de estudo.
Quando a crónica estivesse terminada, tínhamos que iniciar um cartaz, onde iríamos colocar informação relativa ao tema desenvolvido “Segurança na Internet”, que viremos a afixar na escola. Com este cartaz pretendemos chamar a atenção dos nossos colegas para os perigos que a internet pode ter.
Nesta aula, o nosso grupo contou
com a colaboração de todos os membros.

Actividade

 A professora começou por avaliar os trabalhos sobre o cyberbullyng feitos pela turma e publicados no moodle. De seguida, estivemos a concluir e a tentar publicar o trabalho sobre o ciberbullying visto que estavamos atrasados.
Estivemos tambem a fazer a crónica sobre a visita de estudo ao rio leça no ambito do projecto rios.

Visita de Estudo ao Rio Leça

Crónica :

No dia 20/01/2011, pelas 14:50h, realizamos uma visita de estudo, com a turma do 8ºB, ao Rio Leça, no âmbito das disciplinas Ciência Naturais e Ciências Físico-Químicas e, tivemos a colaboração do “Projecto Rios”.

Dividimo-nos em três grupos. Um dos três grupos esteve a analisar o Rio Leça, com a ajuda dos professores Aldina Marques e Mónica Rito, também tivemos a colaboração de um variador da Câmara Municipal de Matosinhos e, os outros dois grupos estiveram a resolver um questionário, realizado e dado pela professora de Ciências Físico-Quimicas.

Durante o tempo que estivemos lá, analisamos a cor e o odor das margens do Rio Leça.

A cor da água é verde-escuro, cheira a esgoto e a podre (ovos podres), a sua água tem indícios de espuma, esgotos, sacos de plásticos e embalagens. A sua margem também tem lixos de pequena e grande dimensão, sacos de plásticos, latas ou material ferroso.

No seu Património (<1000m) existe pontes antigas, açudes/levadas, solares e casas agrícolas. Também existe a biodiversidade da fauna, como por exemplo: aves, peixes pegadas ou outras marcas.

Existem, também, indicadores, infestantes e exóticas, como por exemplo, existem musgos.

A <5m da margem, não existe quaisquer actividades humanas.
Com esta visita, a nossa turma ficou mais informada sobre o Rio Leça e a sua poluição.

Visita de Estudo ao rio Leça

No passado dia 20 de Janeiro de 2011 a nossa turma fez uma visita de estudo ao Rio Leça, no âmbito do “Projecto Rios”. Nesta aula de campo foi possível relacionar alguma da pesquisa efectuada nas aulas de Área de Projecto com os testes feitos à água, levando assim a que tivéssemos a certeza de que este é um dos rios mais poluídos da Europa.
No local seleccionado, margem direita, constatamos que o rio tinha um cheiro desagradável, a água tinha a cor verde-escura e indícios de espuma. Sendo este um rio muito poluído, observamos no seu caudal sacos de plástico e também alguns canos de esgotos a despejarem dejectos para o rio.
Na margem do mesmo, encontramos lixo de pequenas dimensões, sacos de plástico e material ferroso. Perto do local avistávamos uma ponte antiga (Ponte do Carro) e alguns núcleos habitacionais. Também existem algumas aves, pegadas (outras marcas) e musgo. Diversos seres-vivos habitam as margens deste rio, como por exemplo, as oligoquetas.
Durante a nossa aula de campo ficamos encarregues de preencher uma ficha relativa às características do Rio. Contamos com o apoio de professores e vereadores da Câmara municipal de Matosinhos.

Visita de estudo ao Rio Leça

No dia 20/01/11, as turmas do 8ºD e 8ºB foram analisar o rio Leça, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas, com a colaboração do “Projecto Rios”.
Para nos ajudarem na análise do Rio Leça, estavam ao dispor dos alunos da turma 8ºD, as professoras:
· Mónica Rito;
· Isolina Antunes;
· Fátima Vilaça.
Contamos também com a colaboração de um vereador do Ambiente, da Câmara Municipal de Matosinhos.
Durante o tempo em que lá estivemos, analisamos a cor e o odor da água, concluindo que a água era verde-escura e tinha um odor a esgoto e a podre.
O rio está muito poluído, com lixos de pequena dimensão, sacos de plástico e latas/material ferroso nas suas águas.
Junto do rio, existem habitações e os moradores, são, maioritariamente, pessoas de idade.
Durante a visita, preenchemos uma ficha de campo, com os dados relativos ao Rio.
Com esta visita, a nossa turma ficou mais informada sobre o Rio Leça e a sua poluição.

Visita de Estudo ao Rio Leça

No passado dia 20 de Janeiro, a nossa professora de ciências físico-químicas organizou uma visita de estudo ao Rio Leça, no âmbito do projecto Rios.
Nesta visita analisámos no rio Leça a:
- Qualidade da água;
- A flora existente no rio;
- E também a fauna;
À medida que avançávamos na análise do rio, acompanhávamos com o preenchimento de uma ficha de trabalho, relativa aos elementos constituintes do rio. Visitamos três partes constituintes do leito do rio. Esta visita foi interessante, pois ficamos a saber mais informação sobre o rio.

Visita de estudo

Esta visita de estudo realizou-se com base no Projecto Rios.
A visita realizou-se no rio Leça.
O objectivo desta visita de estudo era analisar e ficar a saber mais sobre o rio.
Nesta visita foi possível observar a água poluída do rio Leça.
Estivemos a preencher uma ficha que consistia em analisar o rio e o local em que se encontra.
Achamos esta visita interessante, apesar do rio e o local em si, estar bastante degradado.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Resumo da aula 24.01.2010


Na última aula de área de projecto, o meu grupo esteve a concluir a apresentação do powerpoint sobre o tema já referido-"A segurança na Intenet" como nos foi pedido no inicío da aula. Foram discutidos entre grupos temas como, O que devemos fazer enquanto navegamos na Internet e Como nos protejemos dos perigos da Internet"
Por fim, estivemos também a inscrever- nos na disiplina de área de projecto no moodle.



Resumo da aula do dia 25/01/11


Na última aula de Área de Projecto (dia 25.01.11) estivemos a terminar o PowerPoint do projecto sobre a segurança na Internet. O tema do nosso grupo é "Cyber Bullying".
Cyber Bullying é como o bullying que todos ouvimos falar, mas as ameaças e insultos envolvem a tecnologia de hoje em dia, como os computadores (Internet) e os telemóveis.

Na última aula, também voltamos a pôr os trabalhos do "Projecto Rios" no Moodle da escola, mas numa nova pasta.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Resumo da aula 24/01/2011


Ao longo desta aula estivemos a terminar o power point e também a increvermo-nos na nova disciplina criada no moodle, na qual teríamos que voltar a enviar o trabalho que concluimos no 1º período, sobre o "Projecto Rios".
Quanto aos aspectos positivos e negativos, acho que a situação mantém-se, ou seja, a turma poderia render mais, senão houvesse tanto barulho.
Free Blog Theme and Templates