Web Toolbar by Wibiya

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O que são as IST

Infecção sexualmente transmissível (ou IST) é a designação pela qual é conhecida uma categoria de patologias, que antigamente eram conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem principalmente pelo contacto sexual. O uso de preservativo tem sido considerado a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir a sua disseminação.

Vários tipos de agentes infecciosos (vírus, fungos, bactérias ou parasitas) estão envolvidos na contaminação por DST (doenças sexualmente transmissíveis), gerando diferentes manifestações, como feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.


Algumas DST são de fácil tratamento e de rápida resolução quando tratadas correctamente. Outras são de tratamento difícil ou permanecem latentes, apesar da falsa sensação de melhora. As mulheres são um grupo que deve receber especial atenção, uma vez que em diferentes casos de DST, os sintomas levam tempo para tornar-se perceptíveis ou confundem-se com as reacções orgânicas comuns do seu organismo. Isso exige da mulher, em especial daquelas com vida sexual activa, independentemente da idade, consultas periódicas ao serviço de saúde.

Algumas, quando não são diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como por exemplo a infertilidade, infecções neonatais, malformações congénitas, aborto (caso a mulher esteja grávida), cancro ou pode levar até à morte.

CANCRO MOLE

O cancro mole, úlcera mole venérea é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pela bactéria Haemophilus ducreyi. O cancro mole, na realidade, não é cancro, mas sim uma doença infecciosa.

É transmitida exclusivamente pela relação sexual (vaginal, anal ou oral) desprotegida, com uma pessoa contaminada. A sua existência aumenta a probabilidade de transmissão do HIV.


Após a relação sexual, que transmite a doença, demora entre 1 dia e 2 semanas até aparecer o cancro mole, normalmente na glande do pénis, escroto ou lados dos pénis no homem, ou nos lábios maiores ou menores da vulva da mulher. No homem, os sintomas costumam aparecer apenas passados 1 ou 2 dias, mas na mulher podem ser até 4 dias, mas com menos sintomas.


Os gânglios linfáticos regionais (inguinais) ficam, num terço dos casos, inchados e facilmente palpáveis. Nos estágios avançados não tratados podem irromper na pele, drenando pus.


O cancro mole é distinguido do cancro duro e da sífilis pela sua fraca consistência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Free Blog Theme and Templates