Web Toolbar by Wibiya

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Semana de Acção Global pela Educação

Apesar de este problema estar a diminuir, existem raparigas que ainda não têm acesso à educação e instrução. Porquê? Pois muitas das vezes servem de sustento à família (casamentos arranjados, em troca de bens necessários), a família não possui fundos monetários para que possa ser investido na educação sendo necessária a sua participação no trabalho, o local de habitação encontra-se afastado das escolas (zonas rurais), ...
E para que é que a instrução nas raparigas, nos dias de hoje, é importante? Com instrução, as raparigas não se casam tão cedo, reduzindo a gravidez na adolescência (também devido ao conhecimento de métodos contraceptivos), têm em mente a construção de um futuro melhor, sendo que, quando se frequenta a escola, os futuros salários podem ser superiores, fazendo com que haja dinheiro para sustentar a família, permite também uma participação no futuro do país (voto).
Mas se a educação nas raparigas é assim tão importante, porque é que não são tomadas medidas para que haja um aumento da instrução feminina. E se tais fossem tomadas quais seriam? Penso que, a construção de escolas em zonas de difícil acesso, o investimento na formação de pessoal docente, a abolição de propinas escolares e fazer aumentar o nível de vida dos habitantes levava à diminuição do analfabetismo.
Tal como vimos na aula, uma rapariga pode fazer a diferença, pode iniciar um movimento em cadeia, que se alastra a um numero maior de raparigas, transformando-as em MULHERES num futuro que será certamente melhor!

Mais informações sobre o projecto: http://www.educacaoparatodos.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Free Blog Theme and Templates