Crónica :
No dia 20/01/2011, pelas 14:50h, realizamos uma visita de estudo, com a turma do 8ºB, ao Rio Leça, no âmbito das disciplinas Ciência Naturais e Ciências Físico-Químicas e, tivemos a colaboração do “Projecto Rios”.
Dividimo-nos em três grupos. Um dos três grupos esteve a analisar o Rio Leça, com a ajuda dos professores Aldina Marques e Mónica Rito, também tivemos a colaboração de um variador da Câmara Municipal de Matosinhos e, os outros dois grupos estiveram a resolver um questionário, realizado e dado pela professora de Ciências Físico-Quimicas.
Durante o tempo que estivemos lá, analisamos a cor e o odor das margens do Rio Leça.
A cor da água é verde-escuro, cheira a esgoto e a podre (ovos podres), a sua água tem indícios de espuma, esgotos, sacos de plásticos e embalagens. A sua margem também tem lixos de pequena e grande dimensão, sacos de plásticos, latas ou material ferroso.
No seu Património (<1000m) existe pontes antigas, açudes/levadas, solares e casas agrícolas. Também existe a biodiversidade da fauna, como por exemplo: aves, peixes pegadas ou outras marcas.
Existem, também, indicadores, infestantes e exóticas, como por exemplo, existem musgos.
A <5m da margem, não existe quaisquer actividades humanas.
Com esta visita, a nossa turma ficou mais informada sobre o Rio Leça e a sua poluição.
Muito bem!
ResponderEliminarNão esqueçam esta visita e fiquem atentos quando alguém tenta poluir a Natureza.
Pela vossa descrição, fica-se a reflectir que de facto o rio Leça, no seu passado, teve grande importância para a população, dado o seu património envolvente.
Cpts,
Prof.ª EB