Web Toolbar by Wibiya

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Resumo da aula do dia 6 de Dezembro de 2010

Na primeira parte da aula, realizamos uma tarefa proposta pela professora; Tínhamos de fazer uma crónica relativa ao Rio Leça antigamente e actualmente, e por fim publicar no blogger.
No restante tempo de aula, acabamos de organizar e legendar as fotos para avaliação relativas ao “Projecto Rios”, para no final enviar via email á professora.

Crónica do Rio Leça

Nestas duas imagens, vemos os danos que o rio Leça sofreu ao longo dos anos, graças ao trabalho do Homem.

Como já deu para reparar o rio Leça é um dos rios mais poluidos em todo o Portugal Continental.

Ao longo dos anos o Homem começou poluir cada vez mais o rio, até que começou a destruir os ecossistemas, e seres vivos existentes no rio.


Crónica do Rio Leça

Estas duas fotos, representam o rio Leça na antiguidade e no presente.
No início o rio Leça, era um rio “saudável”, mas com o passar do tempo, começou a ficar poluído.
As suas nascentes começam em Redundo, Monte Córdova, e a sua foz, é no Atlântico, Matosinhos.
A área da sua bacia é 180 km2.
O seu comprimento é 44,8 km.
A altitude da nascente é 475 metros.









Rio Leça



O Rio Leça, antigamente, era especialmente procurado pelos pescadores, que pescavam para sustentar as suas famílias, e pelas lavadeiras, que lavavam as suas roupas no rio. Nesta altura, o rio era pouco poluído, devido à falta de indústrias naquela localidade.














O Rio Leça como se pode ver já não têm a fama que tinha da abundância de pescadores à um século atrás. Também já não há tradição das lavadeiras no Rio Leça pois ,temos maquinas para lavar a roupa e o rio não permite tal coisa devido ao lixo depositado nele, que faz ser um dos mais Rios poluídos da Europa.







Rio Leça

Rio Leça antes
Entre dois braços o doce e o salgado do rio Leça houveram terrenos que antes tinham sido salinas.
Algumas salinas foram adaptadas para criação de peixe.
O único caminho para aceder a esses terrenos era a ponte que vemos na imagem.
O braço salgado do rio que vemos na imagem, que corria com uma quota inferior, sofria influencia das marés.
Vemos veraneantes passeando de barco, e uma família picnicando nas margens.
O belo trecho do Rio Leça, para sempre desaparecido.




Rio Leça actual
O Rio Leça, comparado com o passado, está melhorado. Não esta tão sujo, e não está tão poluído.Actualmente, atravessa uma região onde a actividade industrial é intensa, tendo sofrido os efeitos da falta de tratamento dos resíduos industriais, que ainda são, muitas vezes, lançados directamente nas suas águas. A degradação qualitativa das águas e dos sistemas biológicos é patente nas zonas afectadas pela actividade antrópica (agricultura, indústria ligeira, deposição não autorizada de resíduos), pondo em risco sistemas hidrogeológicos de interesse local. Consequentemente, este rio tem sido considerado um dos mais poluídos da Europa.




Crónica do rio Leça na antiguidade e na actualidade.

O rio Leça, antigamente, era muito limpo.
Não havia piscinas para as pessoas poderem nadar e assim nadavam nas límpidas águas do rio Leça.
O rio Leça parte límpido do Monte Córdova e passa por localidades como Santo Tirso, Valongo, Maia, Matosinhos e Leça, transportando no seu pequeno caudal grande quantidade de lixos vários.
Estava belo com os seus variados tons : rosa, verde, castanho, cinzento, preto, amarelo ... tudo isto à mistura com uma bela e grandiosa espuma.







O rio Leça, actualmente, é bastante poluído.
O rio já não tem peixes pois as pessoas, as fábricas e todos os esgotos tranformaram-no num caixote do lixo.
As pessoas devem confundir o rio com o contentor do lixo, porque se assim não fosse o rio estaria agora limpo e poderia ter os seus pequenos habitantes: os peixes.





Resumo da aula 29-11-2010

Na 1ºparte da aula, fomos à biblioteca ver uma apresentaçao de um livro chamado " O que é o Natal ? " de Padre Luís Braga.
Na 2ºparte da aula , continuamos a resumir uma parte do trabalho sobre o Porto de Leixões, para o projecto "Rios".

Telmo Dias.


Rio Leça

Lavadeiras do rio Leça
No século XX , as mulheres de pescadores, passavam os seus dias a lavar a roupa das suas famílias nas margens do rio Leça porque, nessa altura,o rio não era poluído como na actualidade.
Estas mulheres utilizavam para a sua tarefa, principalmente, o cesto da roupa, os socos nas mãos da mulher e o caixote de madeira para proteger os joelhos e as pernas.







Poluição do rio Leça
Actualmente, o rio Leça encontra-se num estado de poluição oriundo. Isto acontece devido às águas residuais domésticas, que provêm de instalações residenciais e serviços, como também de águas residuais industriais, que têm origem noutras actividades.

O rio Leça mudou drasticamente de aspecto desde à uns anos atrás, pois, agora encontra-se com lixo a flutuar na água, que também está negra de tanta poluição.

Rio Leça Antigamente| Actualmente

Rio Leça (Antigamente) - As Lavadeiras


Esta foto, tirada em Ermesinde, em 1938, dá-nos a conhecer uma das profissões mais importantes e conhecidas da história do Rio Leça. As lavadeiras, passavam parte dos seus dias a lavar a roupa nas margens do rio.
Antigamente este rio era límpido, devido à ausência de indústrias perto do mesmo.


Rio Leça (Actualmente) - Vista de Frente


Esta foto tirada recentemente, é uma das vistas que podemos observar do Rio Leça.
O Rio Leça nasce em Monte Córdova, Município de Santo Tirso, e desagua no Porto de Leixões na cidade de Matosinhos (Leça da Palmeira).
O rio esteve sempre integrado numa paisagem campestre, mas com a construção do Porto de Leixões sofreu algumas alterações. Actualmente o rio é bastante poluído, devido ao lançamento de resíduos industriais directamente na água, levando a que seja considerado um dos rios mais poluídos da Europa.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Dia 29-11-2010

Na primeira parte da aula a turma dirigiu-se para a biblioteca escolar para a apresentação do livro " O que é o Natal ? " de Padre Luís Braga apresentado pelo próprio. Na segunda parte da aula a turma continuou o trabalho sobre o Rio Leça.
Free Blog Theme and Templates